Consultar CPF na Receita Federal

Se você necessita consultar CPF na Receita Federal saiba que este é um procedimento muito simples que pode ser feito aqui mesmo, na internet. Além disso, desde o dia 01 de junho de 2015 o processo se tornou mais seguro e mais completo através de uma atualização efetuada pelo órgão federal.

Veja abaixo o que mudou no serviço:

Novidades ao Consultar CPF na Receita Federal

Ao emitir o novo comprovante de situação cadastral no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) o usuário encontrará as seguintes novidades:

  1. Forma de consulta: deverá fornecer o número de inscrição no CPF e a data de nascimento do contribuinte.
  2. Disponibilidade de um APP Pessoa Física: além de consultar CPF no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), agora o contribuinte tem acesso ao comprovante através do APP Pessoa Física que está disponível para dispositivos móveis.
  3. Novas informações no comprovante: o comprovante agora traz novas informações além do nome e da situação cadastral. São elas: data de nascimento, data de inscrição no CPF e ano de óbito (se for o caso).
  4. Confirmação de autenticidade: o novo comprovante pode ter sua autenticidade comprovada através do serviço de “Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição ou de Situação Cadastral”, disponível no site da Receita Federal.

Como consultar CPF na Receita Federal

Para efetuar a consulta de CPF na Receita Federal, acesse o link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ConsultaPublica.asp

Insira os dados solicitados: CPF e Data de Nascimento do contribuinte que você quer consultar.

Consultar CPF na Receita Federal
Consultar CPF na Receita Federal

Vale ressaltar que o comprovante gerado não fornece informações sobre situação econômica, financeira ou fiscal do titular, como por exemplo restrições no  SPC e SERASA. Apresenta apenas a situação cadastral no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para este tipo de informação você deve consultar órgãos de proteção ao crédito.

Caso ocorra algum erro no momento da consulta, aguarde alguns instantes e tente novamente. O sistema pode apresentar instabilidades devido a quantidade de acessos e consultas simultâneas.

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site