O que é SCPC e como consultar o CPF

O que é

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) é um serviço que apresenta informações sobre inadimplência aos seus clientes.

Criado em 1955, o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, tem como objetivo auxiliar as empresas nas operações de crédito, além de garantir mais segurança nas transações comerciais.

Desta forma, quando uma empresa vende um serviço ou bem é preciso receber no prazo, no entanto, se consumidor esqueça ou não consigue pagar uma conta no prazo, ele recebe uma carta do SCPC, pedindo a regularização da dívida, neste caso o consumidor precisa entrar em contato com a empresa.

Depois do pagamento a própria empresa solicitará a exclusão imediata do nome do cliente do banco de dados SCPC, que é administrado pela Boa Vista Serviços.

No geral, se a loja não recebeu o pagamento ela envia a dívida para o SCPC, sendo assim, o devedor receber uma carta do SCPC e informa o registo da dívida, além do prazo para contata a empresa. Desta forma, a dívida vai ser negociada entre o consumidor e a empresa credora, por fim, depois do pagamento, a empresa solicita a exclusão do nome do consumidor do SCPC.

Consulta do CPF

Para ajudar o consumidor, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) oferece pela internet um serviço de auto-consulta de débito.

Para consultar o CPF, o usuário deve ir ao site “Consumidor Positivo” para saber se está com o nome sujo no mercado. Para acesso é preciso se cadastrar no site, colocando informações pessoais e o número do CPF, além de criar uma senha.

O site também tem dados dos credores, como telefones, endereços e sites para uma negociação direta da dívida, sem intermediários. A consulta pode ser feita qualquer hora de forma gratuita, mesmo que o consumidor não tenha uma carta-comunicado de débito.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site